Por Maria do Carmo Carrasco
Planejamento: trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação; elaboração de etapas com bases técnicas, com objetivos definidos; projetar […]
Administração e gestão: ato de administração, gerir, dirigir, gerência.
O fonoaudiólogo deve desenvolver as habilidades para gerir sua profissão, seu consultório, seu cargo e segmentos de atuação. No caso do segmento de Fonoaudiologia Empresarial é fundamental desenvolver estas habilidades e para facilitar utilizar as funções propostas por Fayol, que se tornaram ideias clássicas e facilitadoras do processo de gerir: planejar, comandar, organizar, controlar, coordenar.
PASSOS PARA O SUCESSO
Planejar: calcular o futuro da prática fonoaudiológica;
Comandar: após todo planejamento fazer funcionar toda a estrutura física, material e humana;
Organizar: é oferecer ao consultório, escritório, consultoria de união e de equipe., empresas e/ou espaço utilizado o necessário para o seu funcionamento, de maneira adequada e eficiente, visando os objetivos;
Controlar: é verificar se os padrões e medidas adotadas pelos profissionais estão funcionando como planejado de acordo com as regras estabelecidas;
Coordenar: é encaminhar as atividade, recursos humanos e materiais de forma a atingir os objetivos propostos no início, enfatizando e objetivando as necessidades dos pacientes/ clientes/ empresas. Para melhor coordenação é fundamental um trabalho.
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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
CARRASCO, M. C. O. Fonoaudiologia Empresarial: perspectivas de consultoria, assessoria e
treinamento. Manual teórico-prático. São Paulo. Editora Lovise, 2001.