FONOAUDIOLOGIA EMPRESARIAL

SOBRE

Home  /  SOBRE

DSCN4492 (3)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonoaudiologia Empresarial como ciência no seu saber fazer se dedica ao estudo da Comunicação Humana e seus Distúrbios na área empresarial. Maria do Carmo Carrasco foi precursora e desenvolvedora da área e segmento de atuação padronizando as tarefas:

de consultoria, Personal Communication Trainer®, mentoria, assessoria, media trainer, treinamento, brief de necessidades, análise e avaliação do desempenho, performance e inteligência comunicacional®, diagnóstico organizacional/comunicacional®, assim como a criação dos primeiros cursos de formação e treinamento presencial e on-line para certificação na área com utilização do manual teórico-prático – “Fonoaudiologia Empresarial: perspectivas de atuação em consultoria, assessoria e treinamento – 2001″.

Desta forma, as empresas e profissionais podem solicitar a contribuição de um fonoaudiólogo certificado em fonoaudiologia empresarial, pois estando inserido na gestão empresarial e recursos humanos, tem sido considerado fundamental na equipe de trabalho transdisciplinar para realizar o brief de necessidades, investigação e diagnóstico comunicacional, análise de desempenho, performance e inteligência comunicacional®, de acordo com o segmento empresarial, cargo e função do profissional com o objetivo de aprimoramento e acompanhamento de condições excelentes de comunicação corporativa e pessoal.

Cadastre-se e receba o nosso primeiro e-BOOK “Fonoaudiologia Empresarial: sete passos para alavancar a sua carreira e atuar no ambiente corporativo”.

Confira também nossa Plataforma sobre Fonoaudiologia Empresarial com novidades:

http://www.fonoaudiologiaempresarial.com.br


IDEALIZADORA: HISTÓRIA DE SUCESSO

Em 1988,  Maria do Carmo Carrasco inicia uma carreira. Ainda com muitas dúvidas e expectativas parte para atuar nas seguintes áreas: clínico-hospitalar (Implantação da Fonoaudiologia Hospitalar), docência (Universidade de Mogi das Cruzes), consultoria empresarial (Cop Centro de Otimização Profissional) e fiscalização (primeira fiscal contratada CRF.ª 2ª Região – contribuição na implantação da Comissão de fiscalização).

Estas experiências foram fundamentais para um pouco mais tarde vislumbrar e desenvolver uma metodologia inovadora que denominou de Fonoaudiologia Empresarial.

Empreendedora e criativa estudou possibilidades para atuar diferentemente da atuação puramente clínico-terapêutica. Passa a estudar além dos outros temas de formação, os seguintes temas: o código de ética e a legislação da área fonoaudiológica, a comunicação como ferramenta estratégica das relações, andragogia e educação permanente, administração e gestão de pessoas, comunicação empresarial, gestão empresarial e recursos humanos,  visagismo, entre outras temáticas ligadas a área empresarial.

Tomando como referência a demanda de trabalho, necessidade de capacitação profissional de seus clientes e incentivo profissional, Maria do Carmo decide formalizar a empresa Cop Consultoria – Centro de Otimização Profissional que objetiva o desenvolvimento de pessoas e profissionais em várias áreas de competências, utilizando como embasamento a Fonoaudiologia Empresarial, a Comunicação Eficaz como ferramenta estratégica das relações, a Andragogia, a Linguística, a Semiótica, a Análise do Discurso, o Visagismo e a técnica de Personal Communication Trainer, desenvolvida por Carrasco.

Para conhecer mais a Carrasco veja sua Plataforma com seus treinamentos, palestras e as formas de como pode te ajudar:

http://www.mariadocarmocarrasco.com.br


QUALIFICAÇÕES

Mestre em Distúrbios da Comunicação – PUC/SP;

Doutoranda em Educação – PUC/SP;

Especialista em Treinamento e Docência para Adultos  UMC (didática e prática do ensino superior com embasamento e formação em Andragogia). Desenvolveu metodologia interativa com base na Andragogia para o desenvolvimento de cursos e treinamentos para a Aprendizagem Organizacional e Universidade Corporativa em vários setores: varejista/supermercadista, telecomunicação, educacional, mercado financeiro/bancário, bolsa de valores, transportes,  tecnologia da informação, jurídico, logística, telemarketing, Saúde e Segurança do trabalhador, Gestão, Política, Comunicação e Media Training (televisão, rádio e impresso) etc.

Fonoaudióloga Ocupacional, Empresarial e Forense – CRFª 5037-SP;

Consultora de Estilo e Imagem (Consulting Style and Image/ Personal);

Visagista com formação pelo Centro Phillip Hallawel;

Personal Communication Trainer ® – Coach e Mentory Vocal e Comunicacional;

Consultora de Comunicação Digital para Marketing Digital e Mídias Sociais;

Consultora e Media Trainer para Assessoria de Comunicação, Empresas, Departamentos de Comunicação, Instituições Governamentais, Políticos e Porta-Vozes.

CEO de Comunicação Corporativa e Desenvolvimento Profissional do COP Consultoria Centro de Otimização Profissional e Pessoal;

Perita em Comunicação Humana e Doenças Ocupacionais;

Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Inventário de Avaliação de Desempenho, Performance e Inteligência Comunicacional ® – Cop Consultoria (Avaliações e Inventários – MCC/IADPCF e MCC/IARCC) e da Técnica de Personal Communication Trainer ®.

Estudiosa das ferramentas: Learning Map e Trilhas de Desenvolvimento. Responsável por projetos de Implantação de Universidades Corporativas.

Docente da ESA – Escola Superior de Advocacia e Núcleos – OAB/SP e responsável pela implantação dos seguintes cursos de formação e extensão:

Comunicação Eficaz e Oratória Contemporânea;

Perícia – Identificação de alterações do comportamento e dos aspectos comunicacionais (verbais e não verbais) para o âmbito forense: investigação e análise de casos reais;

Docente da ESA – Escola Superior de Advocacia e Núcleos – OAB/SP da maioria dos Cursos de Pós-Graduação das seguintes disciplinas: Metodologia de Pesquisa Científica; Didática do Ensino Superior e do Módulo Comunicação Eficaz para Tribunal do Júri no Curso de capacitação em Tribunal do Júri.

Docente da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo nos curso de formação intitulados: Comunicação Eficaz e Oratória Contemporânea: Dicas de sucesso para o operador do direito, Oratória e Comunicação Eficaz como ferramenta para o Operador do Direito e Como Transformar o Bom em Ótimo. Foi professora do primeiro curso de “Meios Alternativos de Resolução de Conflitos e Negociação” ministrando o módulo “Meios Comunicacionais para Resolução de Conflitos e Negociação” – AASP.

Palestrante do CEJUSC Jaú do tema: Comunicação Eficaz: ferramenta estratégica para as tarefas de mediação e conciliação – posturas e recursos.

Docente, Consultora e Facilitadora de Treinamento em várias empresas e instituições atendidos por Cop Consultoria.

Coordenadora Acadêmica-Pedagógica EAD: responsável pela implantação e coordenação dos cursos e disciplinas EAD (Moodle) – Escola Vital.

Foi Coordenadora do IBMEC dos Cursos (in company): MBA Gestão de Crédito e Cobrança (Igeoc) e MBA de Gestão de Negócios (Ernst Young Terco). Docente do IBMEC das disciplinas: Negociação Estratégica e Gerenciamento de Conflitos, Comunicação Corporativa e Metodologia de Pesquisa Científica. Foi docente da disciplina Comunicação Interpessoal (presencial-lntegração) dos cursos Ibmec On line.

Foi responsável pela implantação e coordenação da Universidade São Marcos dos Cursos: Especialização em Gestão em Comunicação Estratégica Corporativa; Especialização em Gestão em Marketing e Especialização em Gestão em Assessoria Executiva em parceria com Cop Consultoria;

Autora de livros e material didático nas seguintes áreas: Fonoaudiologia Empresarial, Comunicação, Oratória, Argumentação Jurídica, Negociação Estratégica e Gerenciamento de Conflitos, Liderança e Motivação, Comunicação Assertiva, Tomada de Decisão, Pensamento Analítico e Sistêmico, Comunicação Empresarial, Técnicas de Apresentação, Metodologia da Pesquisa Científica: Guia para Elaboração do TCC, Operações Administrativas e Comerciais, Operações e Serviços Administrativos, Técnicas de Secretariado, Administração do Tempo, Comunicação para Media Training, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Abordagem, Formação de Instrutores e Facilitadores de Treinamento – Andragogia, etc.

Livros lançados:

‘Fonoaudiologia Empresarial: Perspectivas de Consultoria, Assessoria e Treinamento’. Manual Teórico-Prático. São Paulo: Editora Lovise, 2001.

‘O Profissional do Direito e a Comunicação como Ferramenta estratégica para a Negociação’. Apresentação no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Belo Horizonte. Anais Set/2002.

‘Comunicação e Oratória: teoria e prática. Ferramenta estratégica para o operador do Direito’. São Paulo: Editora Letras Jurídicas, 2005.

‘Comunicação Empresarial’. São Paulo: Veris Educacional, 2005.

‘Técnicas de Apresentação – Metodologia e Pesquisa Científica’. São Paulo: Veris Educacional, 2005.

‘Novas Buscas em Fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa’. Cadernos da Fonoaudiálogo. Linguagem Vol.1. São Paulo: Editora Lovise, 2006.

‘Operações Administrativas e Comerciais’. Projeto Formare. São Paulo: Veris Educacional, 2007.

‘Operações e Serviços Administrativas I’. Projeto Formare. São Paulo: Veris Educacional, 2007.

Guia para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Cursos’. São Paulo: ESA – OAB, 2009.

‘Argumentação Jurídica: comunicação, oratória e ferramenta estratégica para o operador do direito’. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.

‘Fonoaudiologia Empresarial: Sete passos para alavancar a sua carreira e atuar no ambiente corporativo’. São Paulo: Cop Consultoria, 2016.

Idealizadora dos Programas ‘Sucesso Sempre’ e ‘Guia Como Falar Bem’.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>