Por Maria do Carmo Carrasco
Nós só temos uma primeira chance de causar uma boa primeira impressão!
Por isso o tema ‘Marketing Comunicacional: como construir uma imagem de sucesso’ é fundamental.
Então, de fato para construir uma imagem de sucesso é necessário uma auto-avaliação e
se perguntar:
O que eu desejo expressar por meio da minha imagem?
Somos envolvidos por três percepções:
1. Como eu me vejo?
2. Como os outros me vêem?
3. Qual a imagem que eu gostaria de transmitir?
Podemos realizar até 30 julgamentos diferentes sobre uma pessoa nos primeiros minutos de
conversa, entre eles: idade, conhecimento, carreira, delicadeza, confiança, compromisso,
criatividade, responsabilidade, capacidade, dinamismo, saúde e bem estar, inteligência,
educação, estilo de vida e muito mais.
A imagem que transmitimos tem um grande poder sobre nós mesmos e sobre as pessoas ao
nosso redor. Ela se manifesta por meio da nossa aparência (constituição física, porte, formato
do rosto, cor de pele, comprimento e cor de cabelo e tipo de cortes, vestuário, acessórios etc);
comunicação pessoal (modo de falar, vocabulário, expressão corporal, postura, gestos
representativos e indicativos, jeito de andar, modo de sentar, olhar, sorrir etc); estilo de vida;
exigências profissionais; necessidades pessoais, preferências e desejos.
Todas estas informações são absorvidas rapidamente pelo mundo gerando um resultado e
uma resposta positiva ou não.
Por meio dos estudos da fonoaudiologia (segmento fonoaudiologia empresarial), linguística, semiótica, andragogia e visagismo é possível adequar a sua, a nossa imagem pessoal e profissional.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
CARRASCO, M. C. O. Fonoaudiologia Empresarial: perspectivas de consultoria, assessoria e
treinamento. Manual teórico-prático. São Paulo. Editora Lovise, 2001.
CARRASCO, M. C. O. Comunicação e Oratória: Ferramenta Estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.
CARRASCO, M. C. O. Comunicação Empresarial. São Paulo: Veris Educacional, 2006.
CARRASCO, M. C. O. Argumentação Jurídica: Comunicação Oratória e Ferramenta Estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.